terça-feira, 22 de junho de 2010

O que é Sociologia

A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objeto de estudos a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.

O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte em 1838 (séc. XVIII), que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.
•A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
•sociólogo - cientista que tem por objetivo estudar a sociedade e seu desenvolvimento no decorrer dos tempos.
•"[Sociologia é] o que fazem os sociólogos" (Costa, 1992: 9). Costa, António Firmino da (1992), Sociologia, Lisboa: Difusão Cultural

Um comentário:

oi pessoal ficou com dúvida?pode fazer um comentário,que elogiar o blog?pode também fique a vontade!!