terça-feira, 22 de junho de 2010

Geográfia vegetação


Podemos chamar de vegetação todas as plantas de uma determinada região. Essas plantas são nativas, ou seja, nasceram sem que ninguém as plantasse, mas contando com recursos que a natureza nos oferece como a polinização feita pelos pássaros e abelhas, bem como os ventos que carregam as sementes e as águas das chuvas que as arrastam para outras localidades.

No Brasil, existem vários tipos de vegetação. Essa se caracteriza devido ao clima de cada região, se mais quente, com ventos fortes, se frio ou seco, com períodos de chuvas mais longos, etc.

Uma das mais importantes vegetações do nosso país são as florestas. Temos a Floresta Amazônica, conhecida mundialmente como o pulmão do mundo, devido à grande produção de oxigênio, o ar que respiramos.

As florestas costumam ser fechadas e muito úmidas, pois o sol não chega ao seu interior, fazendo o processo de evaporação do excesso de umidade.

O Cerrado é a segunda maior vegetação do Brasil. Sua área está reduzida devido à devastação que o homem tem causado, destruindo áreas de preservação, capturando animais, acabando com as espécies para utilizar suas áreas de forma lucrativa.

O Cerrado é formado por árvores de aparência seca com caules retorcidos e cobertos com uma grossa casca. Seu clima possui duas estações, sendo verão com chuvas e inverno seco.

A fauna e a flora do cerrado são muito ricas, com mais de dez mil espécies vegetais, 161 espécie de mamíferos e 837 de aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

oi pessoal ficou com dúvida?pode fazer um comentário,que elogiar o blog?pode também fique a vontade!!