terça-feira, 22 de junho de 2010

Matemática Algebra e Fração

A álgebra pode ser aplicada na interpretação das regras de cálculo, e uma boa ilustração para isso é a sua utilização no caso em que é necessário dividir duas frações. Uma das estratégias que a álgebra nos oferece é a de representar qualquer número por um símbolo. Geralmente, usamos uma letra - e não faltarão problemas e desafios.

Em nossa experiência, que será a de descobrir o valor da divisão entre duas frações, indicaremos o resultado com a letra "y". Então, qual deverá ser o valor de dois terços dividido por quatro quintos? Traduzimos esse problema com o princípio algébrico que acabamos de comentar:

Podemos realizar manobras matemáticas em função de algumas propriedades bastante conhecidas, como a : b = c a = b x c.

Se você tiver dúvidas sobre essa propriedade da divisão, utilize um recurso numérico e faça 12 : 3 = 4, verificando que 12 = 4 x 3. Verificada essa propriedade, damos o primeiro passo para a resolução da nossa pequena equação:



A operação de multiplicar uma fração por um número qualquer pode ser reescrita com esse número, multiplicando somente o numerador dessa fração. Essa propriedade pode ser facilmente demonstrada a partir também de um exemplo numérico, como o que está indicado abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

oi pessoal ficou com dúvida?pode fazer um comentário,que elogiar o blog?pode também fique a vontade!!